Empresários ligados ao turismo visitam as obras da Arena Pantanal e Aeroporto

Em comemoração ao dia mundial do turismo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT), Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e o Conselho das Entidades de Turismo de Mato Grosso (CONTUR) promoveram nesta sexta-feira (27.09) uma visita técnica as obras do Aeroporto Marechal Rondon e da Arena Pantanal. A visita também foi acompanhada por representantes das prefeituras de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Poconé, além do presidente da Comissão Parlamentar Especial de Fiscalização e Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo de 2014 da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermínio J. Barreto.



Após serem recebidos pelos secretários Maurício Guimarães (Secopa) e Jairo Pradela (Sedtur), na sede da Secopa, os empresários foram conhecer as obras do Aeroporto Marechal Rondon. No local, o superintendente da Infraero em Mato Grosso, João Marcos Coelho, fez uma apresentação de como o aeroporto ficará após a conclusão das obras. “Com as obras o aeroporto incrementará sua capacidade total de 2,5 milhões de passageiros ao ano para 5,7 milhões. A expectativa é de que, em 2014, a demanda anual na unidade seja de 3 milhões de passageiros. Atualmente, a demanda situa-se na casa dos 2,6 milhões”, disse o superintendente do terminal, João Marcos Coelho, lembrando que devem ser considerados os picos de movimentação e a sazonalidade.


A reforma do Aeroporto Marechal Rondon, de acordo com o superintendente, deve ser concluída em março de 2014.


Após a visita no aeroporto, os empresários foram conhecer a obra da Arena Pantanal e foram unânimes ao afirmar que o estádio ser um grande impulsionador do turismo em Mato Grosso, principalmente no segmento do turismo de negócio.


“Foi importante visitar as obras e verificar in loco que as coisas estão andando e que o governo estadual está fazendo uma obra pensando no futuro da cidade e de como aproveitá-la após o evento da Copa do Mundo. A explicação do secretário Maurício Guimarães nos deixou mais otimistas e confiantes”, disse o presidente do Conselho das Entidades de Turismo de Mato Grosso, Jayme Okamura.


Já o presidente da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), Rissao Shimada, foi importante comemorar o dia Mundial do Turismo visitando as principais obras para o Mundial de 2014. “Acredito que empresários saíram dessa visita mais confiantes. A obra da Arena está muito adiantada. O trade quer ser parceiro do governo e contribuir para desenvolver o turismo de Mato Grosso”, ressaltou Rissao.


Para o secretário Maurício Guimarães, as obras da Copa vão transformar estruturalmente as cidades de Cuiabá e Várzea Grande e torná-las muito mais atrativas para o turista. “Além das obras, o turismo é o grande legado que o evento Copa do Mundo deixará para Mato Grosso”, disse o secretário que garantiu ao trade que todas as obras para da Copa serão entregues dentro do cronograma estabelecido com a FIFA.


O secretário Jairo Pradela destacou que além das obras para a Copa de Mundo, o Governo do Estado, por meio da Sedtur, está investindo cerca de R$ 330 milhões para melhorar a infraestrutura turística de Mato Grosso. “São obras que vão revitalizar e melhorar o acesso a vários pontos turísticos, como por exemplo, a Salgadeira”. Pradela disse ainda, que a intenção da Secretaria de Turismo é estreitar a relação com o trade turístico e desenvolver várias ações que possam inserir Mato Grosso como o principal destino do ecoturismo brasileiro.


Participaram da visitas também representantes de seis entidades ligadas ao turismo, como ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Sindicato dos Guias de Turismo, as coordenações dos cursos de turismo das universidades Unirondon, Fauc e Icec, além da Ordem dos Advogados de Mato Grosso. 





Últimas Notícias

  • Skalla Motel
  • Pousada Rosa dos Ventos - Banner Lateral
  • Studio Fotográfico Ronny Cajango - Banner Lateral
  • Colcci Moda

Guia de
Pousadas

Newsletter

receba em seu email notícias, dicas e promoções.